Visitantes

sexta-feira, 1 de abril de 2011

8 Encontro DESPERTAR CONSCIÊNCIAS

Tema: Associativismo como forma de representação/organização

PARCERIA: Projecto "CONSTRUINDO NOVAS CIDADANIAS"
APOIOS: Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Zambujal

Rua dos Bombeiros Voluntários 9, Zambujal

Tema: Associativismo como forma de representação/organização

14h30 - Acolhimento
15h00 - Apresentação
15h10 - Inicio com exercício de quebra de gelo e apresentação de todos os intervenientes (presença do responsável da associação e de outras entidades que apoiam o encontro)
15h30 - História do associativismo
15h45 - Legislação/ direito de associação
16h00 - Como constituir uma associação/juvenil
16h10 - Associação na hora
16h30 - Reinicio/Casos práticos/Debate:Realização de actas/Convocatória de reuniões/Assembleia Geral/Constituinte
17h00 - Apoios/Financiamento/
sustentabilidade
17h45 - Projectos/Orçamentos/Planos de actividades
18h00 - grupos para conclusões
18h30 - Apresentação de conclusões
19h00 - Fim


CONSTRUINDO NOVAS CIDADANIAS
Contactos: 21 983 32 41 - Escola EB2,3 João Villaret
21 974 83 75 / 96 971 25 82 - Escola EB 1º Ciclo do Zambujal
http://cidadanias-pe.blogspot.com/

domingo, 12 de dezembro de 2010

7º Encontro Despertar Consciências


No dia 11 de Dezembro realizou-se o 7º Despertar Consciência numa versão fundida com os Projectos Sai do Bairro Cá Dentro e Projectar Lideranças e inserido no âmbito do Escolhas de Portas Abertas.

Neste encontro estiveram vinte e cinco jovens de organizações distintas, tais como: a AJA (Associação de Jovens da Apelação), Vitamina C e AMRT (Associação de Melhoramento Recreativa do Talude), estiveram presentes no 7º encontro de formação despertar consciências.
Tudo começou com a apresentação do Félix Bolaños falando sobre quais as características que as pessoas devem adquirir para chegar ao SUCESSO. Daí que nos tenham falado de Paixão, Objectividade e Trabalho.

De seguida, foi a vez de Rolando Borges transmitir algumas palavras sobre a comunicação e interacção entre as pessoas, daí que desenvolveu uma dinâmica de grupo que promovesse a interacção entre os presentes obrigando a tentar mais do que uma vez a boa comunicação.

Após esta dinâmica centrou-se a manhã com a Carla Santos propondo os trabalhados orientados para as representações que cada um tem sobre um lugar, território e instituição bem como descontruír essas mesmas ideias, daí que o resultado tenha sido Fabuloso, pois na maioria todos falaram de conceitos muito importantes e que estavam na base de todas as organizações: Individualidade, Projecto, Valores, Lar, Educação, Conhecimento, Respeito, Integração, Parcerias e entre outros conceitos chaves que ficarão por divulgar num caderno de Recomendações.

O Almoço foi fornecido pela empresa ICA nas instalações do IPJ-Expo.

Após um almoço bem abastado, iniciámos os trabalhos ás 14H30 com o António Embaló.
No período da Tarde dedicámo-nos á inventariação dos problemas que as organizações atravessam, na priorização das mesmas e concluímos com uma reflexão sobre como estas dificuldades nos permitem (conceito de Oportunidade) fazer diferente!
Pelo que foram elencadas novas estratégias para o Fazer!
No final de tudo, todos manifestaram vontade em continuar este tipo de encontros, em horário Pós-laboral, em territórios diversificados e tratando questões mas operacionais.
Da parte parte da organização ficou o compromisso de enviar o Resumo do encontro e de voltar a agendar novo DESPERTAR CONSCIÊNCIA!

Terminamos o dia do encontro com o exercício do António Embaló que se resume na apresentação dos problemas que existem nas associações e na resolução dos mesmos.
Com os melhores cumprimentos,

Veja mais fotos do evento em:

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

6 º Encontro Despertar Consciências

Foi no Domingo 28 de Novembro, estiveram presentes cerca de 40 assistentes.

Estamos a trabalhar as propostas das conclusões dos trabalhos de grupo, que estarão disponíveis brevemente.

Fotos dos participantes:
AMRT


Clique aqui para ver mais fotos do encontro!!

Veja mais fotos aqui!!

segunda-feira, 12 de julho de 2010

5º Encontro Despertar Consciências

Este encontro realizou-se no dia 11 de Julho de 2010 no Espaço Jovem do Bairro de Santa Filomena na Amadora.
Contou com a participação de 25 jovens, todos eles com o objectivo de encontrar soluções para a integração de jovens, imigrantes, entre outras pessoas na sociedade em que vivemos.

segunda-feira, 10 de maio de 2010

4º Encontro Despertar Consciências

Realizou-se este Domingo dia 9 de Maio, o 4ºencontro de formação.

Programa:









Formação:










Convívio:









Um momento de debate:




Clique aqui para ver mais fotos

segunda-feira, 8 de março de 2010

3º Encontro Despertar Consciências


No dia 7 de Março de 2010, realizou-se mais um encontro de formação Despertar Consciências na sede da Associação de Melhoramentos e Recreativo do Talude.
Vários jovens de diversas associações reuniram-se para debater e lançar ideias, com vista em explorar as melhores soluções para os problemas que existem na integração dos nossos jovens e imigrantes na sociedade actual.

Clique aqui para ver as fotos do encontro!

sexta-feira, 25 de abril de 2008

A luta continua

O sindicalismo tem origem nas corporações de ofício na Europa medieval. No século XVIII, durante a revolução industrial na Inglaterra, os trabalhadores, oriundos das indústrias têxteis, doentes e desempregados juntavam-se nas sociedades de socorro mútuos.

Esta revolução teve um papel crucial no advento do capitalismo, pois, devido à constante concorrência que os fabricantes capitalistas faziam entre si, as máquinas foram ganhando cada vez mais lugar nas fábricas, tomando assim, o lugar de muitos operários, estes tornaram-se o que é chamado "excedente de mão-de-obra", logo o capitalista tornou-se dono da situação e tinha o poder de pagar o salário que quisesse ao operário.

É neste momento que surgem duas novas classes sociais, o capitalista e o proletário, onde o capitalista é o proprietário dos meios de produção: (fábricas, máquinas, matéria-prima). por outro lado, o proletário, que era proprietário apenas de sua força de trabalho, passou a ser propriedade do capitalista, que pagava salários cada vez mais baixos para obter mais lucros, forçando o proletário a trabalhar em uma jornada de trabalho que chegava até 16 horas.


É através desta situação que o proletariado percebe a necessidade de se associarem e, juntos, tentarem negociar as suas condições de trabalho. Com isso surgem os sindicatos, associações criadas pelos operários, buscando lhes equiparar de alguma maneira aos capitalistas no momento de negociação de salários e condições de trabalho, e impedir que o operário seja obrigado a aceitar a primeira proposta feita pelo empregador, ou seja, a que ele é mais prejudicado

Durante a revolução francesa surgiram ideias liberais, que estimulavam a aprovação de leis proibitivas à actividade sindical, a exemplo da Lei Chapelier que, em nome da liberdade dos Direitos do Homem, considerou ilegais as associações de trabalhadores e patrões. As organizações sindicais, contudo, reergueram-se clandestinamente no século XIX. No Reino Unido, em 1871, e na França, em 1884, foi reconhecida a legalidade dos sindicatos e associações. Com a Segunda Guerra Mundial, as ideias comunistas e socialistas predominaram nos movimentos sindicais espanhóis e italianos.


Nos dias de hoje a actividade sindical aumenta de importância, pois a conjuntura internacional, condicionada pelas politicas neoliberalistas, as empresas naturalmente começam por cortar nos salários e nas condições de trabalho. É necessário estar-mos atentos porque não existe nenhuma área que não será afectada.
A participação aumenta o conhecimento das formas de luta, que muitas vezes passa também por fazer parte da solução de muitos problemas, nomeadamente as pequenas e médias empresas em dificuldades têm encontrado no sindicalismo um forte parceiro da procura de soluções para a sua viabilização.

Mais informação de sindicatos em Portugal:

http://www.fesaht.pt/

http://www.pai.pt/search/Sindicato_de_Construcao_Civil.html

http://www.netindex.pt/links/POLITICA/SINDICATOS/index.html

http://www.pai.pt/result.asp?lang=pt&page=0&rpp=10&queryString=term%3DSindicatos&srch=N&fromsearch=1&seq=1&rfr=&origin=Result&logTags=?adtype=link&adrecip=google&gclid=CJ65zt3g9ZICFQwUQgodwDocDw